Como conseguir bolsa de estudo

Poder entrar em uma faculdade ou em uma escola se torna um desafio sem um auxílio financeiro. Por isso, diversas pessoas buscam como conseguir bolsa de estudo para ter acesso a um ensino de qualidade. Imagine, por exemplo, fazer uma graduação completa com um desconto nas mensalidades ou ficar totalmente isento. Aqui, você vai ficar por dentro das principais alternativas de bolsas, tirar dúvidas e como ter uma.  

Estudante em busca de como conseguir bolsa de estudo
Cada vez mais estudantes buscam por bolsas de estudo para poder fazer um curso

Ser aluno bolsista não significa estudar de graça, em sentido geral, a bolsa de estudo é uma ajuda concedida para poder estudar. Pode ser de vários tipos e são ofertadas por instituições de ensino, programas do governo ou privados em todo Brasil, nas modalidades presenciais ou EAD. Os objetivos variam: existem aqueles voltados apenas para alunos de baixa renda e também iniciativas destinadas a inclusão social e educacional.

Os critérios podem ser de natureza econômica com a análise da renda do estudante e da família; de desempenho com a avaliação do histórico escolar, nota do Enem, vestibular ou no decorrer do curso; de parentesco para familiares de alunos; de potencial de desenvolvimento que é o caso de empresas que custeiam a formação de seus funcionários; o bolsa egresso que são para estudantes que retornam para a instituição para realizar um novo curso, entre outros.

Dependendo do objetivo do programa ou instituição e da avaliação de critérios, as bolsas de estudo podem ser parciais que pagam uma parte da mensalidade ou integral que paga 100% das parcelas mensais. Há também programas que dão uma ajuda extra para o estudante se manter enquanto estuda destinado a cobrir despesas como transporte, alimentação, materiais didáticos, moradia.

Para saber qual tipo de bolsa de estudo você se encaixa é recomendado consultar informações oficiais já que as regras variam de cada programa e instituição. Outro ponto para ter atenção é sobre como manter a bolsa, pois os bolsistas precisam, no mínimo, ter um bom desempenho acadêmico e obedecer a uma frequência mínima nas aulas para não correr risco de perder o auxílio.

Conheça os tipos de bolsas de estudo

Bolsas de Faculdades

Muitas faculdades particulares possuem seus próprios programas de bolsas de estudo. São de diferentes tipos: descontos para familiares e funcionários; descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo; e descontos e bolsas para alunos de baixa renda, entre outros. É preciso consultar o site ou a secretaria da instituição para conhecer as opções existentes e condições para participar.

Bolsa por Mérito Acadêmico

Algumas faculdades particulares proporcionam o bolsa mérito aos alunos que se destacam por obterem melhores notas. Cada instituição possui normas especificas para concorrer a esse tipo de bolsa, por exemplo: ao prestar vestibular, se o aluno consegue no mínimo 75% de acertos pode receber uma bolsa parcial ou bolsa integral garantida até a conclusão do curso. Existe também outra forma, que é receber o auxílio no decorrer do curso por reconhecimento acadêmico.  

Bolsas de Iniciação Científica

Essa modalidade de bolsa é destinada aos estudantes que dedicam parte do seu tempo à pesquisa acadêmica sob orientação de um professor pesquisador. A bolsa de iniciação cientifica funciona como uma ajuda de custo durante esse período de estudo. Para conquistar é necessário já estar matriculado na faculdade e atender aos critérios da instituição e área de conhecimento escolhida que possui esse incentivo.

Bolsas de Empresas

Existem empresas que investem nos funcionários como forma de incentivá-los, disponibilizando qualificações e atualização constante em áreas de conhecimento. A iniciativa traz chances para alcançar uma promoção ou um salário maior. Para ter acesso é preciso entrar em contato com o departamento de RH da empresa e saber se oferta programas de incentivo à qualificação e quais são os detalhes para participar.

Bolsa Prouni

Programa do governo federal, o Programa Universidade para Todos – Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% a estudantes impossibilitados de arcar com as parcelas mensais em cursos de graduação nas universidades particulares. Esse aluno deve atender as regras:

– É preciso ter um limite de renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio para bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa para bolsa parcial;

– Ter obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem 2018;

– Ter estudado o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral;

– Também podem se inscrever estudantes com deficiência, professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

Bolsas da Educafro

É uma ONG com o tem o objetivo de inclusão social e educacional de negros e estudantes de baixa renda oriundas de escolas públicas. Proporciona cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parcerias nacionais e internacionais com instituições de ensino conceituadas em diversos cursos. As bolsas Educafro chegam a 100% garantida até a conclusão do curso.

Bolsa Educa Mais Brasil

Programa de inclusão educacional de iniciativa privada que disponibiliza bolsas de estudo para todas as modalidades educacionais: Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/ENEM.  As bolsas são de até 70% de desconto nas mensalidades. Para participar o interessado deve realizar a inscrição no Educa Mais Brasil pela internet.

Bolsa Quero Bolsa

Plataforma de comparação de instituições que também oferece bolsas de estudo para Graduação e Pós-Graduação. O Quero Bolsa disponibiliza bolsas de 10% a 75% de descontos nas mensalidades de faculdades e centros educacionais parceiras. Para conseguir ser bolsista é preciso acompanhar os termos e condições do Quero Bolsa 2019 e fazer a inscrição totalmente digital.

Bolsa Neora

Site que dispõe de teste vocacional e cupons de desconto para cursar Graduação, Pós-Graduação, Idiomas, Cursos Técnicos e Livres. Esses cupons funcionam como bolsas de estudo e são de até 80% de desconto em instituições parceiras. A inscrição é feita pelo site e é necessário comprar Cupom Neora para conseguir o menor valor de mensalidade do curso escolhido.

Fundação Estudar   

É uma organização sem fins lucrativos que oportuniza bolsas de estudo por mérito em universidades do Brasil e do mundo. Os estudantes recebem suporte para seu desenvolvimento pessoal e de carreira. O processo de seleção é composto por etapas consecutivas e eliminatórias.

O que fazer para conseguir bolsa de estudo

Como foi visto, cada programa e instituição possuem critérios e condições para se candidatar. O termo bolsas de estudo nem sempre são para pessoas de baixa de renda, diversos sites de bolsas de estudo ajudam ofertando descontos aos estudantes no momento em que precisam se qualificar, mas não estão financeiramente estáveis para bancar a formação.

Vale conferir a proposta de cada programa e instituição que dispõe das bolsas de estudo para saber em quais delas atende o seu perfil. E se atentar para o período de inscrições, tipos de benefícios e requisitos de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *