Como conseguir bolsa de estudo para graduação

Como conseguir bolsa de estudo para graduação: a estudante como o diploma na mão.
São diversas opções de como conseguir bolsa de estudo para graduação.

Ter uma graduação é imprescindível para conquistar uma boa carreira no mercado de trabalho. E o caminho para conseguir o diploma superior costuma ser árduo para muitas pessoas. Isso porque não é fácil ser classificado para uma vaga em uma universidade pública, assim como também é difícil bancar as altas mensalidades em uma faculdade particular. Se você se encontra nessa situação e também está com dúvidas,saiba que existem opções de como conseguir bolsa de estudo para graduação para te ajudar a chegar na formação superior.

A dica é ficar atento as inscrições de programas e sites de bolsa de estudo que concedem bolsa integral e até bolsa parcial em faculdades particulares que funciona como um desconto nas mensalidades, dando um grande suporte para o orçamento. Os requisitos para ser um bolsista variam e podem ser: mérito acadêmico, condições socioeconômicas, ser funcionário de uma empresa, por objetivo da inclusão social e educacional e etc.   

Com a possibilidade de obter uma bolsa para estudar uma graduação, muitas pessoas estão conseguindo passar do ensino médio para ter o ensino superior completo. E diferente de um financiamento estudantil, ao final da graduação com o benefício o estudante não fica com dividas posteriores.

O que é uma bolsa de estudo?

É uma ajuda financeira que o estudante ganha para estudar em uma instituição particular. Esse auxílio pode ser concedido por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo. As bolsas de estudo podem ser:

  • Bolsa Integral: o estudante se torna isento, pois cobre 100% dos custos da mensalidade;
  • Bolsa Parcial: o estudante consegue um abatimento nas mensalidades, ficando responsável de arcar só com o restante do valor;
  • Bolsa que paga uma quantia mensal ao estudante: esse não paga a mensalidade, oferta um auxilio monetário para o estudante poder custear parte dos gastos durante os estudos.

Como conseguir bolsas de estudo para graduação

Aqui selecionamos as principais formas de ingressar em uma faculdade particular com bolsas de estudo e também para quem já está matriculado mas precisa desapertar o orçamento. Confira como conseguir bolsa de estudo:

Como conseguir uma bolsa na faculdade particular?

Você pode conseguir uma bolsa na própria instituição ou por meio de programas educacionais (falaremos mais a frente). Dentre as formas para obter uma bolsa de estudo na faculdade estão:

  • Nota do Enem: diversas faculdades privadas avaliam a pontuação obtida no Enem e dão bolsas parciais que podem chegar 50% ou mais de desconto nas mensalidades;
  • Programa de indicação: essa opção é para quem já está matriculado em uma faculdade e indica para os amigos podendo ganhar uma bolsa de estudo se o indicado se matricular na instituição;
  • Segunda graduação ou pós-graduação: muitas faculdades concedem descontos aos alunos egressos que retornam para fazer um outro curso superior ou pós-graduação. Em média o desconto é de 30% na mensalidade.

Como conseguir bolsa por mérito acadêmico

Se você já está matriculado em uma faculdade particular e tem um desempenho excepcional pode se candidatar a uma bolsa mérito que pode ser parcial ou integral por um determinado período. Entre em contato com a secretaria da instituição para saber se oferece essa modalidade de benefício e como é o processo para se inscrever.

Como conseguir bolsas de iniciação científica

Estudantes que desejam entrar para carreira acadêmica evoluindo para um mestrado ou doutorado podem aproveitar para fazer uma iniciação cientifica durante a graduação. Para isso, é necessário já estar cursando a graduação e buscar informações de quais parcerias a faculdade mantém para oferecer as bolsas de pesquisa. Os projetos de pesquisas podem ser submetidos em programas administrados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Também avaliam projetos as Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado brasileiro e a Universidade de São Paulo (USP) tem um Programa Unificado de Bolsas (PUB).

Como conseguir uma bolsa de 100%?

Algumas instituições no início de cada semestre abrem processo seletivo para ganhar bolsas de estudo integrais para bacharelado e graduação tecnológica. Os classificados com melhores desempenho conseguem uma bolsa de 100% que vale até o final do curso superior. Outra opção é participar do Prouni para conseguir uma bolsa de 100% em instituições particulares.

Como conseguir bolsas de empresas

Empresas de médio e grande porte podem possuir convênios com faculdades privadas e por conta disso os funcionários podem estudar com descontos na mensalidade podendo variar de 20% a 50%. Consulte o setor de RH da empresa para ficar por dentro dos detalhes para participar.

Como conseguir bolsa Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais de 50% para estudantes em cursos de graduação nas universidades particulares. Para se inscrever é o aluno deve atender aos requisitos do programa: Ter participado do Enem e obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; ter estudado o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral; a renda familiar precisa ser de até um salário mínimo e meio para bolsa integral, e de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Como ganhar uma bolsa de estudos na PUC?

A Pontifícia Universidade Católica – PUC todo semestre abre editais públicos oferecendo bolsas de estudos integrais e parciais. Outra forma de conseguir é ganhar uma bolsa por mérito da PUC atingindo a 1ª classificação no vestibular. E ainda tem uma terceira opção que é se candidatar no Prouni para às bolsas da PUC.

Como conseguir bolsa Educa Mais Brasil

O programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades em faculdades a distância e presenciais particulares parceiras. As inscrições ficam abertas durante todo ano e para conseguir uma das bolsas Educa Mais Brasil basta acessar o site, escolher a modalidade graduação, selecionar nos filtros a cidade/estado, curso ou instituição. Após isso optar pela bolsa desejada e preencher o formulário de inscrição. O resultado da aprovação da bolsa pode ser consultado no Portal do Aluno.

Como conseguir bolsa Quero Bolsa

A plataforma de comparação de faculdades Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% de desconto nas mensalidades. Para se candidatar a uma das bolsas deve acessar a plataforma, escolher a modalidade graduação, a cidade/estado, colocar uma faixa de valor de até quanto pode pagar na mensalidade, optar entre as bolsas disponíveis, preencher a ficha de inscrição, e fazer o pagamento da pré-matrícula para obter o cupom de desconto válido até o final do curso.

Como conseguir bolsa Neora

O site de bolsas de estudo Neora possui bolsas de estudo de até 80% de desconto nas mensalidades. As bolsas funcionam como Cupom de desconto garantido até o final da graduação. Para conseguir um cupom Neora, basta pesquisar o curso com bolsas disponíveis, depois da escolha feita é necessário pagar o “Cupom Neora” e seguir os procedimentos para realizar a matrícula na instituição descritos no próprio cupom de desconto adquirido.

Como conseguir bolsa Fundação Estudar

A Fundação Estudar seleciona estudantes na faixa dos 16 e 34 anos para universidades reconhecidas do Brasil e do exterior. Para participar é necessário ser aprovado nas sete etapas além de estar compatível a todos os pré-requisitos.  

Como conseguir bolsa pelo Portal Bolsas de Estudo

O site traz “Voucher Desconto” que pode chegar a 80% de desconto nas mensalidades. Para conseguir o desconto basta fazer a busca da bolsa pretendida, preencher o cadastro e realizar o pagamento para pré-matrícula, após isso imprimir o voucher desconto e seguir o procedimento para matrícula na instituição escolhida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *