Como estudar em boas escolas com bolsa de estudo

Como estudar em boas escolas com bolsa de estudo: professora dando aula para os alunos.
Saiba como estudar em boas escolas com bolsa de estudo

Todo pai e mãe deseja encontrar uma escola com infraestrutura adequada, que faça uso da tecnologia na sala de aula, prepare o aluno para o Enem, tenha professores qualificados e seja uma boa referencia. Além desses fatores, o valor da mensalidade pode ser o principal e determinante para matricular ou não a criança. E se não cabe no orçamento, as andanças e pesquisas de escola em escola continuam. Mas, a melhor notícia é que existe a possibilidade de como estudar em boas escolas com bolsa de estudo.      

A alternativa das bolsas de estudo ajuda a economizar no orçamento familiar e garantir a boa educação dos filhos em uma instituição confiável. Há diversas formas de conseguir esse benefício em uma escola particular como bolsas integrais e parciais por meio iniciativas da própria instituição, programas de inclusão social e educacional, e até mesmo a prática de conversar com a direção da instituição sobre um possível desconto (esse último não muito eficaz).

O que fazer para conseguir bolsa de estudo em uma escola?

Algumas escolas particulares concedem bolsas de estudo que podem ser bolsas por mérito e bolsas por renda familiar. Saiba como conseguir bolsas de estudo:

  • Bolsa mérito: uma forma de estimular o estudante que se destaca pelo desempenho e ainda beneficiar com um desconto nas mensalidades ou conceder a isenção das parcelas mensais.
  • Bolsa por renda familiar: a partir de uma análise socioeconômica da família do aluno pode ser concedida uma bolsa parcial ou uma bolsa integral.

Como estudar em boas escolas com bolsa de estudo

Matricular os filhos em uma escola particular não está na possibilidade de muitas famílias, além disso pode-se gerar dúvidas quanto a confiabilidade quando se encontra uma oportunidade muito boa. Por isso, aqui, você encontra sites de bolsas de estudo e programas em parceria com escolas privadas que estão há bastante tempo desenvolvendo o lado social e comunitário ao ofertar descontos nas mensalidades.

Educa Mais Brasil

É possível conseguir bolsas de estudo em escolas parceiras do Educa Mais Brasil.O programa fica com inscrições abertas durante todo o ano para berçário, ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. É possível conseguir um desconto de 50% em escolas parceiras do programa. A inscrição no Educa Mais Brasil deve ser feita pelo site educamaisbrasil.com.br.

Quero Escola

O site Quero Escola também oferta bolsas de estudo parciais e para conseguir uma basta selecionar a instituição com o desconto ideal, solicitar a reserva da vaga e fazer o pagamento do boleto de pré-matrícula. Após isso receberá a confirmação da bolsa efetivada.

Mais Bolsas

Programa de bolsas de estudo que incentiva o acesso a educação por meio de bolsas parciais para o ensino básico. A inscrição é feita totalmente online e o estudante pode conseguir uma bolsa de 50% de desconto.

Melhor Escola

É um buscador de escolas que também oferta descontos em instituições parceiras. As bolsas são para berçário, ensino infantil, fundamental e médio. O desconto é válido até o final da etapa de ensino.

Estude por Menos

Portal de bolsas de estudo que disponibiliza cupons de descontos. A porcentagem dos descontos é variável e possui uma cobertura de instituições parceiras em todo Brasil.

O que observar na escola antes de realizar a matricula

Como estudar em boas escolas com bolsa de estudo: sala de aula com cadeiras.
É importante fazer uma visita na instituição de ensino para observar as condições da estrutura.

Antes de realizar a matrícula escolar, alguns fatores devem ser observados em todos os níveis da educação básica: infantil, fundamental e médio. Outra dica é dar uma pesquisada nas disponibilidade de bolsas de estudo para escolas em 2019.

  • Observar a estrutura da instituição como sala e banheiros, se estão adequadas a faixa etária. Vale ressaltar, que as escolas devem ter rampas, banheiros adaptados, portas largas para facilitar o acesso de deficientes físicos e cadeirantes.
  • Quantidade de profissionais que a instituição possui para atender as crianças de cada faixa etária. Um exemplo, crianças de até quatro anos devem estar sob supervisão de um professor(a) e um(a) auxiliar de sala, conforme exigido por lei.
  • Ao visitar uma escola de ensino infantil verificar a quantidade de crianças em cada sala, a conservação e quantidade dos brinquedos, e higiene dos espaços.

Fundação Bradesco: como conseguir estudar de graça

Cursos online, totalmente gratuitos e a disposição de qualquer pessoa. Esses são os benefícios oferecidos pela Escola Virtual da Fundação Bradesco. Desde 2001, a iniciativa vem garantindo um aprendizado eficaz em diversas áreas do conhecimento para milhares estudantes que querem iniciar no mercado de trabalho e até mesmo profissionais que procuram recolocação. Quer saber como se inscrever em algum curso? Neste artigo, você tira as dúvidas e terá detalhes sobre a Fundação Bradesco: como conseguir estudar de graça.

Fundação Bradesco: como conseguir estudar de graça: Marca da Fundação Bradesco Escola Virtual.
Ao final da capacitação, o interessado pode imprimir o certificado de conclusão.

A Escola Virtual Bradesco (EV) é uma plataforma que oferece cursos livres e para ter acesso é necessário ter no mínimo 14 anos, possuir CPF e conta de e-mail válida. Apesar de as capacitações serem ofertadas pela Fundação Bradesco, não é necessário ter ou abrir uma conta no banco para se matricular nos cursos. Cada qualificação dispõe de material de apoio sobre os assuntos e é necessário ter dedicação nos estudos. Ao concluir, o candidato receberá o certificado válido em todo o Brasil.

Outro ponto que todo candidato deve ficar atento é quanto a compatibilidade dos cursos ofertados ao acessar via smartphones, tablets e navegadores. Se a capacitação for acessível a mobiles, na página de informações sobre o curso, em pré-requisitos, haverá a seguinte informação: “Este curso está disponível para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox e também nos dispositivos mobiles, Android (Smartphone e Tablet) e iOS (iPhone e iPad). ”

É possível realizar mais de um curso gratuito pela Fundação Bradesco ao mesmo tempo, tudo depende da sua disponibilidade de se comprometer com os estudos. Mas, o mais indicado é se matricular em um curso por vez para que tenha um melhor aproveitamento do conteúdo teórico e dos exercícios práticos, principalmente por conta do prazo médio de 30 dias para conclusão dos cursos.

Como se inscrever nos cursos da Fundação Bradesco?

A Escola Virtual Bradesco é uma das opções para quem quer aprender com cursos gratuitos para estudar em 2019. A inscrição é simples, rápida e totalmente gratuita. Confira:

  • Acesse o portal Escola Virtual e preencha o cadastro;
  • Ao concluir a inscrição, chegará um e-mail com o login e a senha de acesso;
  • Com o acesso será possível realizar a matricula nos cursos disponíveis no catálogo com diversas áreas de interesse. Você pode filtrar a busca por “Cursos” ou por “Roteiros de Estudo”;
  • Para atingir a aprovação é necessário obter, o mínimo de 70% de aproveitamento na capacitação;
  • Ao final do curso, depois de ter atingido a pontuação necessária, poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

Que tipo de certificado a Escola Virtual oferece?

Após terminar os módulos e ser aprovado na avaliação final do curso escolhido, o estudante receberá um certificado de conclusão autenticado da Escola Virtual Bradesco.  O documento fica disponível no próprio portal para impressão.

Como se trata de um curso livre, de atualização ou qualificação profissional, não é reconhecido pelo MEC. Mas as capacitações são válidas em todo Brasil e podem constar no currículo.

O certificado contém as seguintes informações:

  • Nome completo do aluno;
  • Nome do curso;
  • Carga horária;
  • Nome da instituição (Fundação Bradesco – Escola Virtual);
  • Data de conclusão do curso (dia em que a avaliação foi realizada);
  • Código de autenticidade.

Fundação Bradesco: como conseguir estudar de graça. Confira os cursos oferecidos:

Fundação Bradesco: como conseguir estudar de graça: moça estudando no notebook

A plataforma oferece cursos diversos curso gratuitos e online.

Administração

Empreendedorismo e Inovação

Estratégia de Negócios

Introdução à Administração

Introdução à Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

Gestão de Projetos I: Como trabalhar com projetos?

Gestão de Projetos II: Como iniciar o trabalho com projetos?

Gestão de Projetos III: Como Planejar o Escopo, Prazo e Orçamento do Projeto?

Gestão de Projetos IV: Como Planejar os demais aspectos do projeto?

Gestão de Projetos V: Como Executar, Monitorar, Controlar e Encerrar Projetos?

Contabilidade e Finanças

Análise de Balanços

Contabilidade Empresarial

Matemática Financeira com uso da HP 12C

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atendimento ao Público

Comunicação Empresarial

Desenvolvimento Profissional

Finanças Pessoais

Introdução à Fotografia

Organização Pessoal

Postura e Imagem Profissional

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Técnicas de Lazer e Recreação

Educação e Pedagogia

Aprendendo na Web

Comunicação Escrita

Ensinando com a Web

Geometria no Dia a Dia

Introdução ao e-Learning

Língua Portuguesa sem complicações

Técnicas de Redação

Informática

Administrando Banco de Dados

Análise Estruturada de Sistemas

C++ Desenvolvimento Orientado a Objeto

Desenvolvendo Aplicações Mobile com Android Studio

Desenvolvendo Aplicações Mobile com Xamarin

Ética no Desenvolvimento de Sistemas

Fundamentos das Aplicações Móveis

Fundamentos de COBIT 4.1

Fundamentos de ITIL

Fundamentos de Lógica de Programação

Fundamentos de TI: Hardware e Software

Fundamentos do Design Gráfico

HTML: básico e avançado

HTML e CSS na Prática

Implementando Banco de Dados

Inovando CSS

Internet Explorer 9

Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

Introdução ao Pacote Office 2007

Linguagem de Programação C#: básico e avançado

Linguagem de Programação JAVA: básico e avançado

Microsoft Access 2007: básico e avançado

Microsoft Word 2017, 2010, 2013

Microsoft Power Point 2013

Microsoft Excel 2013

Microsoft Outlook 2010

Modelagem de Dados

Processo de Desenvolvimento de Software

Projetos de Sistemas de TI

Segurança em Tecnologia da Informação

Sistemas Operacionais – Conceitos Básicos

Teste e Resolução de Problemas

Web Design

Como conseguir bolsa de estudo para graduação

Como conseguir bolsa de estudo para graduação: a estudante como o diploma na mão.
São diversas opções de como conseguir bolsa de estudo para graduação.

Ter uma graduação é imprescindível para conquistar uma boa carreira no mercado de trabalho. E o caminho para conseguir o diploma superior costuma ser árduo para muitas pessoas. Isso porque não é fácil ser classificado para uma vaga em uma universidade pública, assim como também é difícil bancar as altas mensalidades em uma faculdade particular. Se você se encontra nessa situação e também está com dúvidas,saiba que existem opções de como conseguir bolsa de estudo para graduação para te ajudar a chegar na formação superior.

A dica é ficar atento as inscrições de programas e sites de bolsa de estudo que concedem bolsa integral e até bolsa parcial em faculdades particulares que funciona como um desconto nas mensalidades, dando um grande suporte para o orçamento. Os requisitos para ser um bolsista variam e podem ser: mérito acadêmico, condições socioeconômicas, ser funcionário de uma empresa, por objetivo da inclusão social e educacional e etc.   

Com a possibilidade de obter uma bolsa para estudar uma graduação, muitas pessoas estão conseguindo passar do ensino médio para ter o ensino superior completo. E diferente de um financiamento estudantil, ao final da graduação com o benefício o estudante não fica com dividas posteriores.

O que é uma bolsa de estudo?

É uma ajuda financeira que o estudante ganha para estudar em uma instituição particular. Esse auxílio pode ser concedido por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo. As bolsas de estudo podem ser:

  • Bolsa Integral: o estudante se torna isento, pois cobre 100% dos custos da mensalidade;
  • Bolsa Parcial: o estudante consegue um abatimento nas mensalidades, ficando responsável de arcar só com o restante do valor;
  • Bolsa que paga uma quantia mensal ao estudante: esse não paga a mensalidade, oferta um auxilio monetário para o estudante poder custear parte dos gastos durante os estudos.

Como conseguir bolsas de estudo para graduação

Aqui selecionamos as principais formas de ingressar em uma faculdade particular com bolsas de estudo e também para quem já está matriculado mas precisa desapertar o orçamento. Confira como conseguir bolsa de estudo:

Como conseguir uma bolsa na faculdade particular?

Você pode conseguir uma bolsa na própria instituição ou por meio de programas educacionais (falaremos mais a frente). Dentre as formas para obter uma bolsa de estudo na faculdade estão:

  • Nota do Enem: diversas faculdades privadas avaliam a pontuação obtida no Enem e dão bolsas parciais que podem chegar 50% ou mais de desconto nas mensalidades;
  • Programa de indicação: essa opção é para quem já está matriculado em uma faculdade e indica para os amigos podendo ganhar uma bolsa de estudo se o indicado se matricular na instituição;
  • Segunda graduação ou pós-graduação: muitas faculdades concedem descontos aos alunos egressos que retornam para fazer um outro curso superior ou pós-graduação. Em média o desconto é de 30% na mensalidade.

Como conseguir bolsa por mérito acadêmico

Se você já está matriculado em uma faculdade particular e tem um desempenho excepcional pode se candidatar a uma bolsa mérito que pode ser parcial ou integral por um determinado período. Entre em contato com a secretaria da instituição para saber se oferece essa modalidade de benefício e como é o processo para se inscrever.

Como conseguir bolsas de iniciação científica

Estudantes que desejam entrar para carreira acadêmica evoluindo para um mestrado ou doutorado podem aproveitar para fazer uma iniciação cientifica durante a graduação. Para isso, é necessário já estar cursando a graduação e buscar informações de quais parcerias a faculdade mantém para oferecer as bolsas de pesquisa. Os projetos de pesquisas podem ser submetidos em programas administrados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Também avaliam projetos as Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado brasileiro e a Universidade de São Paulo (USP) tem um Programa Unificado de Bolsas (PUB).

Como conseguir uma bolsa de 100%?

Algumas instituições no início de cada semestre abrem processo seletivo para ganhar bolsas de estudo integrais para bacharelado e graduação tecnológica. Os classificados com melhores desempenho conseguem uma bolsa de 100% que vale até o final do curso superior. Outra opção é participar do Prouni para conseguir uma bolsa de 100% em instituições particulares.

Como conseguir bolsas de empresas

Empresas de médio e grande porte podem possuir convênios com faculdades privadas e por conta disso os funcionários podem estudar com descontos na mensalidade podendo variar de 20% a 50%. Consulte o setor de RH da empresa para ficar por dentro dos detalhes para participar.

Como conseguir bolsa Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais de 50% para estudantes em cursos de graduação nas universidades particulares. Para se inscrever é o aluno deve atender aos requisitos do programa: Ter participado do Enem e obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; ter estudado o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral; a renda familiar precisa ser de até um salário mínimo e meio para bolsa integral, e de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Como ganhar uma bolsa de estudos na PUC?

A Pontifícia Universidade Católica – PUC todo semestre abre editais públicos oferecendo bolsas de estudos integrais e parciais. Outra forma de conseguir é ganhar uma bolsa por mérito da PUC atingindo a 1ª classificação no vestibular. E ainda tem uma terceira opção que é se candidatar no Prouni para às bolsas da PUC.

Como conseguir bolsa Educa Mais Brasil

O programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades em faculdades a distância e presenciais particulares parceiras. As inscrições ficam abertas durante todo ano e para conseguir uma das bolsas Educa Mais Brasil basta acessar o site, escolher a modalidade graduação, selecionar nos filtros a cidade/estado, curso ou instituição. Após isso optar pela bolsa desejada e preencher o formulário de inscrição. O resultado da aprovação da bolsa pode ser consultado no Portal do Aluno.

Como conseguir bolsa Quero Bolsa

A plataforma de comparação de faculdades Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% de desconto nas mensalidades. Para se candidatar a uma das bolsas deve acessar a plataforma, escolher a modalidade graduação, a cidade/estado, colocar uma faixa de valor de até quanto pode pagar na mensalidade, optar entre as bolsas disponíveis, preencher a ficha de inscrição, e fazer o pagamento da pré-matrícula para obter o cupom de desconto válido até o final do curso.

Como conseguir bolsa Neora

O site de bolsas de estudo Neora possui bolsas de estudo de até 80% de desconto nas mensalidades. As bolsas funcionam como Cupom de desconto garantido até o final da graduação. Para conseguir um cupom Neora, basta pesquisar o curso com bolsas disponíveis, depois da escolha feita é necessário pagar o “Cupom Neora” e seguir os procedimentos para realizar a matrícula na instituição descritos no próprio cupom de desconto adquirido.

Como conseguir bolsa Fundação Estudar

A Fundação Estudar seleciona estudantes na faixa dos 16 e 34 anos para universidades reconhecidas do Brasil e do exterior. Para participar é necessário ser aprovado nas sete etapas além de estar compatível a todos os pré-requisitos.  

Como conseguir bolsa pelo Portal Bolsas de Estudo

O site traz “Voucher Desconto” que pode chegar a 80% de desconto nas mensalidades. Para conseguir o desconto basta fazer a busca da bolsa pretendida, preencher o cadastro e realizar o pagamento para pré-matrícula, após isso imprimir o voucher desconto e seguir o procedimento para matrícula na instituição escolhida.

Sites de bolsa de estudo

Começar um curso de graduação ou pós-graduação, ou talvez um curso técnico/profissionalizante, ou ainda um curso de idiomas. Esses são pontos iniciais para muitas pessoas que projetam um futuro de estarem em uma profissão e alavancar a carreira. E quando planejar a carreira soma-se as variadas opções de sites de bolsa de estudo fica muito mais próximo de realizar esse objetivo.  Se você chegou nesse artigo é porque talvez já tenha se perguntado: quais sites oferecem bolsas? Qual site é melhor se inscrever para conseguir o auxílio? Ou qual deles é o mais indicado para o que preciso? Aqui você tira as suas dúvidas, encontra uma relação de sites que oferecem bolsas de estudo e poderá conhecer um pouco sobre cada um deles antes de se candidatar.

Sites de bolsas de estudo: moça com mochila nas costas indo para a faculdade.
Sites de bolsas de estudo são alternativas para quem precisa se profissionalizar

Existem bolsas de estudo para todos os gostos e bolsos e vem atraindo milhares de estudantes de todo Brasil. E os requisitos e finalidades também depende de cada site: para pessoas que não tem condições de pagar as mensalidades inteiras de um curso, aqueles que vendem cupons de descontos para se matricular em uma instituição, outros que são especializados em comparar mensalidades de faculdades e também para teste vocacional. Confira as opções abaixo e escolha o site de bolsas que mais se identifica com o seu perfil e saiba como conseguir bolsa de estudo:

Confira os sites de bolsa de estudo

Educa Mais Brasil

O que é – Um programa de bolsas de estudo destinado para pessoas que não tem condições de arcar com a mensalidade integral de um curso. As bolsas de estudo são de até 70% de desconto para as modalidades Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos, Pré- Vestibular/ENEM.

Como faz para conseguir – Acessar o site do Educa Mais Brasil, escolher a modalidade pretendida, a cidade/estado, o curso ou série ou instituição, optar entre as bolsas disponíveis e preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais, depois aguardar pela aprovação do benefício. 

Quero Bolsa

O que é – Uma plataforma especializada em comparação de faculdades que também oferta bolsas de estudo. As modalidades oferecidas são Graduação, Pós-Graduação e Inglês com até 75% de desconto nas mensalidades.

Como faz para conseguir – Acessar a plataforma Quero Bolsa, escolher a modalidade pretendida, a cidade/estado, colocar uma faixa de valor de até quanto pode pagar na mensalidade, optar entre as bolsas disponíveis, realizar a inscrição, e fazer o pagamento da pré-matrícula para obter o cupom de desconto.

Catho Educação

O que é – Um site da Unidade de Negócio Catho que oferece capacitação educacional para que as pessoas tenham oportunidade de alavancar na carreira. São oferecidos cursos de gradução, pós-graduação, extensão e idiomas com até 78% de desconto nas mensalidades.

Como faz para conseguir – Acessar o site da Catho Educação, buscar pela bolsa na instituição de ensino na cidade/estado onde mora. Depois comprar o ‘vale bolsa’ para obter o desconto na mensalidade e garantir até ao final do curso escolhido. Após o pagamento do vale bolsa de estudo é necessário seguir um passo a passo indicado no e-mail para realizar a matricula na instituição de ensino.

Neora

O que é – um site que oferta bolsas de estudo de até 80% de desconto nas mensalidades e traz a possibilidade de realizar um teste vocacional para que o interessado conheça mais sobre suas aptidões. As oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Idiomas, Cursos Técnicos e Livres.

Como faz para conseguir – Pesquisar no site Neora, o curso com bolsas disponíveis nas instituições parceiras. Depois da escolha feita é necessário pagar o “Cupom Neora” para ter direito ao benefício até ao final do curso. Por fim, seguir os procedimentos detalhados no próprio cupom de desconto para realizar a matrícula na instituição.

Mais Bolsa

O que é – Um programa de bolsas de estudo que incentiva o direito à educação por meio de descontos de até 70% nas mensalidades em instituição particulares. No site é disponibilizado oportunidades para Graduação, Pós-Graduação e Educação Básica

Como faz para conseguir – Escolher o curso de ensino superior ou série escolar pretendida, optar entre as bolsas disponíveis, realizar a inscrição e pagar o valor que corresponde a 1ª mensalidade. Após isso, imprimir a carta de aprovação e se matricular com desconto adquirida na instituição escolhida.

Portal Bolsas de Estudo

O que é – Portal de bolsas de estudo para Graduação, Curso Gratuito, Doutorado, Educação para Jovens e Adultos, Extensão, Idioma, Livre, MBA, Mestrado e Profissionalizante. As bolsas são de até 80% de desconto nas parcelas mensais.

Como faz para conseguir – Aqui o interessado adquire um “Voucher de Desconto” em todas mensalidades. Após escolher a modalidade e o curso pretendido, clicar em ‘inscreva-se’ e preencher o formulário com os dados pessoais, optar pela forma de pagamento e adquirir o voucher para estudar com o desconto. 

Tô de Bolsa

O que é – Um programa que busca trazer para o público pré-universitário a possibilidade de cursar o ensino superior a um preço acessível, com desconto de até 50%.

Como faz para conseguir – O interessado encontra a bolsa ideal para o curso pretendido e faz o cadastro, após isso é necessário fazer o pagamento de uma taxa única de adesão ao Programa para obter o “Cupom de Desconto”. Após 10 dias úteis da emissão do cupom de desconto, o estudante deve se dirigir a faculdade e seguir o procedimento da mesma para o vestibular e matrícula.

+ Solidário Bolsa Estudantil

O que é – um site de bolsa de estudo de até 75% de desconto para Graduação e Pós-Graduação.

Como faz para conseguir – O interessado escolhe a bolsa para o curso superior desejado, realiza o cadastro e faz compra da bolsa de estudo parcial. Depois se dirigir a instituição escolhida para seguir o processo de matrícula.

Como conseguir bolsa de estudo

Poder entrar em uma faculdade ou em uma escola se torna um desafio sem um auxílio financeiro. Por isso, diversas pessoas buscam como conseguir bolsa de estudo para ter acesso a um ensino de qualidade. Imagine, por exemplo, fazer uma graduação completa com um desconto nas mensalidades ou ficar totalmente isento. Aqui, você vai ficar por dentro das principais alternativas de bolsas, tirar dúvidas e como ter uma.  

Estudante em busca de como conseguir bolsa de estudo
Cada vez mais estudantes buscam por bolsas de estudo para poder fazer um curso.

Ser aluno bolsista não significa estudar de graça, em sentido geral, a bolsa de estudo é uma ajuda concedida para poder estudar. Pode ser de vários tipos e são ofertadas por instituições de ensino, programas do governo ou privados em todo Brasil, nas modalidades presenciais ou EAD. Os objetivos variam: existem aqueles voltados apenas para alunos de baixa renda e também iniciativas destinadas a inclusão social e educacional.

Os critérios podem ser de natureza econômica com a análise da renda do estudante e da família; de desempenho com a avaliação do histórico escolar, nota do Enem, vestibular ou no decorrer do curso; de parentesco para familiares de alunos; de potencial de desenvolvimento que é o caso de empresas que custeiam a formação de seus funcionários; o bolsa egresso que são para estudantes que retornam para a instituição para realizar um novo curso, entre outros.

Dependendo do objetivo do programa ou instituição e da avaliação de critérios, as bolsas de estudo podem ser parciais que pagam uma parte da mensalidade ou integral que paga 100% das parcelas mensais. Há também programas que dão uma ajuda extra para o estudante se manter enquanto estuda destinado a cobrir despesas como transporte, alimentação, materiais didáticos, moradia.

Para saber qual tipo de bolsa de estudo você se encaixa é recomendado consultar informações oficiais já que as regras variam de cada programa e instituição. Outro ponto para ter atenção é sobre como manter a bolsa, pois os bolsistas precisam, no mínimo, ter um bom desempenho acadêmico e obedecer a uma frequência mínima nas aulas para não correr risco de perder o auxílio.

Conheça os tipos de bolsas de estudo

Bolsas de Faculdades

Muitas faculdades particulares possuem seus próprios programas de bolsas de estudo. São de diferentes tipos: descontos para familiares e funcionários; descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo; e descontos e bolsas para alunos de baixa renda, entre outros. É preciso consultar o site ou a secretaria da instituição para conhecer as opções existentes e condições para participar.

Bolsa por Mérito Acadêmico

Algumas faculdades particulares proporcionam o bolsa mérito aos alunos que se destacam por obterem melhores notas. Cada instituição possui normas especificas para concorrer a esse tipo de bolsa, por exemplo: ao prestar vestibular, se o aluno consegue no mínimo 75% de acertos pode receber uma bolsa parcial ou bolsa integral garantida até a conclusão do curso. Existe também outra forma, que é receber o auxílio no decorrer do curso por reconhecimento acadêmico.  

Bolsas de Iniciação Científica

Essa modalidade de bolsa é destinada aos estudantes que dedicam parte do seu tempo à pesquisa acadêmica sob orientação de um professor pesquisador. A bolsa de iniciação cientifica funciona como uma ajuda de custo durante esse período de estudo. Para conquistar é necessário já estar matriculado na faculdade e atender aos critérios da instituição e área de conhecimento escolhida que possui esse incentivo.

Bolsas de Empresas

Existem empresas que investem nos funcionários como forma de incentivá-los, disponibilizando qualificações e atualização constante em áreas de conhecimento. A iniciativa traz chances para alcançar uma promoção ou um salário maior. Para ter acesso é preciso entrar em contato com o departamento de RH da empresa e saber se oferta programas de incentivo à qualificação e quais são os detalhes para participar.

Bolsa Prouni

Programa do governo federal, o Programa Universidade para Todos – Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% a estudantes impossibilitados de arcar com as parcelas mensais em cursos de graduação nas universidades particulares. Esse aluno deve atender as regras:

– É preciso ter um limite de renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio para bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa para bolsa parcial;

– Ter obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem 2018;

– Ter estudado o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral;

– Também podem se inscrever estudantes com deficiência, professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

Bolsas da Educafro

É uma ONG com o tem o objetivo de inclusão social e educacional de negros e estudantes de baixa renda oriundas de escolas públicas. Proporciona cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parcerias nacionais e internacionais com instituições de ensino conceituadas em diversos cursos. As bolsas Educafro chegam a 100% garantida até a conclusão do curso.

Bolsa Educa Mais Brasil

Programa de inclusão educacional de iniciativa privada que disponibiliza bolsas de estudo para todas as modalidades educacionais: Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/ENEM.  As bolsas são de até 70% de desconto nas mensalidades. Para participar o interessado deve realizar a inscrição no Educa Mais Brasil pela internet.

Bolsa Quero Bolsa

Plataforma de comparação de instituições que também oferece bolsas de estudo para Graduação e Pós-Graduação. O Quero Bolsa disponibiliza bolsas de 10% a 75% de descontos nas mensalidades de faculdades e centros educacionais parceiras. Para conseguir ser bolsista é preciso acompanhar os termos e condições do Quero Bolsa 2019 e fazer a inscrição totalmente digital.

Bolsa Neora

Site que dispõe de teste vocacional e cupons de desconto para cursar Graduação, Pós-Graduação, Idiomas, Cursos Técnicos e Livres. Esses cupons funcionam como bolsas de estudo e são de até 80% de desconto em instituições parceiras. A inscrição é feita pelo site e é necessário comprar Cupom Neora para conseguir o menor valor de mensalidade do curso escolhido.

Fundação Estudar   

É uma organização sem fins lucrativos que oportuniza bolsas de estudo por mérito em universidades do Brasil e do mundo. Os estudantes recebem suporte para seu desenvolvimento pessoal e de carreira. O processo de seleção é composto por etapas consecutivas e eliminatórias.

O que fazer para conseguir bolsa de estudo

Como foi visto, cada programa e instituição possuem critérios e condições para se candidatar. O termo bolsas de estudo nem sempre são para pessoas de baixa de renda, diversos sites de bolsas de estudo ajudam ofertando descontos aos estudantes no momento em que precisam se qualificar, mas não estão financeiramente estáveis para bancar a formação.

Vale conferir a proposta de cada programa e instituição que dispõe das bolsas de estudo para saber em quais delas atende o seu perfil. E se atentar para o período de inscrições, tipos de benefícios e requisitos de participação.